Peixe ao Molho

Peixe ao Molho

Esse é um desafio muito bom. Qual seria a bebida (ou as bebidas) que cairiam bem com peixe ao molho? Um destilado picante? Uma mais mais refrescante? Um coquetel? Mas se quer uma unanimidade ela se configura em nome de uma única bebida: o vinho é um das bebidas mais bem aceitas com frutos do mar.

Dizer que um bom vinho é a melhor pedida para acompanhar um peixe ao molho não é uma tarefa difícil. E para saber que tipo de vinho é melhor com esse prato é até fácil. Pense em termos de peso e substância, peixe delicado e marisco leve e salgado, é melhor com vinhos brancos igualmente delicados e leves.

Da mesma forma, um peixe ao molho e encorpado irá melhor com um vinho tindo rico e mais substancial. Se o molho for picante, então considere um vinho suave e com alguma doçura.

Caso contrário, considere um que tenha uma uva branca, como Sauvignon Blanc, pois é versátil o suficiente para ir com quase qualquer prato, mas especialmente saboroso quando você está combinando com uma refeição de frutos do mar.


Combinações perfeitas para o peixe ao molho de qualquer tipo

Já sabemos que vinho é a melhor combinação com peixe ao molho, mas podemos aprofundar ainda mais os tipos que podem ser apreciados dependendo do prato servido.

Se você for experimentar um peixe ao molho branco à base de manteiga, é uma boa oportunidade para beber borgonha branca, feita a partir de Chardonnay. Existem muitos grandes produtores.

Se o molho é mais cítrico, levando em consideração algumas marcas, a mais recomendada é um dos vinhos favoritos da Espanha para frutos do mar, o Albariño, uma variedade branca de citrinos e da Galiza. Lusco também é uma boa escolha, assim como Condes de Albarei. Mas também é possivel procurar vinhos mais alternativos, que misturem a acidez e  frescor de maçã verde, por exemplo, pois o contraste vai fazer você ir às estrelas.

Vinhos de sabor mais marcante são deliciosos com peixe ao molho com tons mais brandos, menos temperados, como os que são feitos ao molho de côco. Vinhos mais moderados podem ser também uma boa pedida para manter a experiência uniforme, mas não haverá picos de sabor, e isso pode ser um diferencial para algumas pessoas.

Se a refeição for feita com um peixe mais oleoso, como a cavala, pode ser servido tanto o vinho branco quanto o vinho tinto, dependendo de como é cozido: se o molho for feito com alcaparras e limão, a bebida grega e leve é a mais indicada.

Se o peixe ao molho tiver cogumelo como ingrediente prindipal, um vinho é o mais indicado: o Pinot Noir, já que as notas de cereja trarão uma experiência particular a qualquer degustador.

Se você não consegue decidir ou todos na mesa estão comendo algo diferente, peça uma garrafa de champanhe - é uma das bebidas mais amigáveis com esse tipo de refeição e mais leves também. Os Champagnes básicos (secos) das principais casas geralmente serão as melhores pedidas. É difícil dar errado quando, na dúvida, pedir qualquer um deles.

Agora é partir para o Restaurante Três Peixes e solicitar um peixe ao molho com tempero inesquecível e experimentar um vinho (ou champagne) para constatar!



icone whatsapp Faça sua solicitação pelo WhatsApp



Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.