Bobo de Camarão

Bobo de Camarão

No 3 Peixes Restaurante seguimos a tradição ao servir o nosso bobó de camarão acompanhado de um bom pirão, afinal, essa parceria entre sabores sempre dá certo.

Aqui, no Brasil, tanto o bobó quanto o pirão possuem origem nordestina, e só de saber disso não há dúvidas que ambos são carregados nos temperos regionais que só de ouvir o nome dão água na boca, não é mesmo?

Essa combinação nunca deixa a desejar, ainda mais quando o arroz, que pode opcionalmente acompanhar essa mistura, está bem soltinho.


Bobó de camarão e pirão, uma mistura que dá certo

O bobó de camarão cresceu na Bahia, se tornando um prato típico da região, originalmente, ele era preparado com inhame, mas as suas novas versões podem carregar camarão, dendê, coentro e aipim, mandioca em algumas regiões. 

Caso você nunca tenha experimentado ou visto um bobó, pode imaginá-lo como purê preparado com mandioca amassada ou liquidificado com diferentes ingredientes e tempero untados no famoso azeite de dendê.

Quando o assunto é o pirão, costumam dizer que ele não é uma invenção baiana, mas sim sergipana. Acredito que o que harmoniza os dois sabores, pirão + bobó de camarão, é que ambos possuem um toque de mandioca.

O pirão é uma mistura da farinha de mandioca com um caldo quente que, normalmente, é de peixe. Diferentemente do bobó de camarão, em praticamente todas as casas o pirão é visto apenas como prato de acompanhamento. Entretanto, essa colocação não torna duvidoso o seu sabor. Arriscamos dizer que, sem ele, muitos pratos principais não teriam tanta graça.

Em nosso Restaurante, além do especial acompanhamento, o bobó é preparado com molho de tomate, azeite de dendê, leite de coco, pimentão, coentro, cebola, pimentão e é engrossado pela mandioca.

É bem tradicional, mas você pode pedir por algumas mudanças caso algum desses ingredientes não te apeteçam, isso não faz com que o gosto original seja totalmente afetado.


Harmonizando o bobó de camarão com bebidas

Os especialistas em gastronomia indicam bebidas leves para quem vai comer um bom e tradicional prato de bobó de camarão. Isso, porque os temperos presentes na iguaria já são naturalmente fortes, a consistência é cremosa e há um pouco de doce devido ao leite de coco.

Levando tudo isso em conta, as bebidas frescas e com um teor alcoólico não muito alto podem ser a melhor combinação para o bobó e pirão. Vinhos, cervejas e sucos fazem parte dessas opções, o que é bom já que todas essas bebidas sempre caem bem nos momentos de lazer.

Com as dicas dessa publicação, você já pode programar quando é que virá nos visitar. E lembre-se que quem realmente escolhe o que irá acompanhar o seu bobó de camarão ou qualquer prato é você.

É claro que opiniões são sempre bem-vindas, mas por exemplo: se vem com os seus filhos, não tem porque negar uma boa porção de batata fritas antes do prato principal, não é mesmo? O importante, para nós, é que você se sinta satisfeito com todo o cardápio oferecido.



icone whatsapp Faça sua solicitação pelo WhatsApp



Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.