Data: 09/10/2017

Quem inventou o bobó de camarão?

Quem inventou o bobó de camarão?

O Brasil é um país muito rico culturalmente, graças a influências das várias formas de imigração que recebeu no início de sua história. Todas essas diferenças estão expostas nas várias facetas que envolvem o cotidiano do brasileiro.

Seja pela música, esportes e culinária. Sendo a última um grande orgulho nacional, considerando que há uma diversidade imensa, capaz de agradar até o mais crítico paladar.

Um dos destaques da culinária brasileira é o bobó de camarão. Um prato muito consumido na Bahia, mas que a maioria desconhece sua trajetória. Se você quer conhecer mais sobre essa receita, embarque conosco nessa experiência culinária:

Quais as origens do bobó de camarão?

É um prato que tem suas raízes na tradição africana, como grande parte da cultura brasileira. Precisamos agradecer muito ao povo africano, por ter nos emprestado muito da sua cultura. Que tristemente foi trazida a nós através dos navios negreiros que traziam africanos para nosso país, a fim de torna-los escravos.

Ainda que tenha vindo ao Brasil a partir dos escravos africanos, foi na Bahia que a receita ganhou reconhecimento. Sendo considerado como prato típico da região.A receita original levava inhame, ingrediente não tão habitual no país.

A brasilidade deu ao bobó de camarão uma nova cara, criando assim uma instituição culinária que leva a identidade do país que não é apenas do futebol.

Na versão moderna é acrescentado a receita aipim/mandioca, camarão, coentro e dendê. Ingredientes que fazem parte do cotidiano daquela região do país. Ainda que tenha origens tão distantes, geograficamente, o bobó de camarão se aproxima da cultura nacional, se tornando símbolo de pelo menos parte da população brasileira.

Mas afinal, como é o bobó de camarão?

Se você é brasileiro e não sabe como é essa receita, tudo bem. O país é muito rico culturalmente, por isso cada região carrega seus próprios traços culinários. Para que compreenda como é a aparência do prato, imagine uma purê de aipim/mandioca, ao invés da tradicional batata. Você deve estar com água na boca não é mesmo?

Agora acrescente a esse purê diversos temperos, camarão e azeite de dendê. E pronto, você tem a referência daquilo de mais puro que há na culinária brasileira. Por trazer a raiz do povo baiano, ainda que influenciado por receitas africanas. Agora você pode dizer que sabe o que é um bobó de camarão, quando for questionado na roda de amigos. Mesmo que nunca tenha provado é importante que saiba do que se trata.

Apenas os baianos apreciam a receita?

De forma alguma. Embora seja na Bahia que ele tenha se consagrado e haja uma preferência pelo bobó de camarão nessa região, o prato é maior que os limites geográficos.

Após conseguir popularidade, espalhou-se pelas demais partes do Brasil. Sendo vendido hoje nos principais restaurantes do país, reproduzido por cozinheiros do alto escalão do universo culinário, os chamados “chefs estrelados”.

Em outras regiões é possível que existam algumas modificações na receita, com o objetivo de agradar ao paladar daquela população. No Rio de Janeiro, por exemplo, ao invés do azeite de dendê, a preparação leva azeite de oliva.

Isso buscando amenizar o sabor que exige paladares acostumados com combinações mais fortes. A culinária baiana sempre teve essa característica de colocar os temperos como destaque, tendo assim um sabor mais forte do que a maioria está habituada.

O leite de coco também se torna opcional em grande parte do Brasil, por também ser algo que não agrada a todos. Apesar das mudanças, o que predomina no bobó de camarão é a característica tipicamente brasileira.

Ainda assim, é na Bahia que ele tem o seu maior destaque, sendo a receita mais requisitada nos restaurantes de lá. Ainda que não seja dessa região do país, não deixe de pedir por esse prato que irá te aproximar das origens nacionais. Te levando a uma experiência sem igual, de história, sabor e alegria. Sim, alegria, pois não é possível que qualquer coisa que leve a marca da Bahia seja infeliz.

Você pode comer bobó de camarão a qualquer hora

O melhor dessa receita é sua versatilidade de consumo. Ele pode ser servido tanto como prato principal, quanto como acompanhamento. Sendo igualmente saboroso e tendo destaque nas duas possibilidades. Por isso é difícil errar quando se trata do bobó de camarão, mesmo que exista pessoas que não apreciem o sabor mais forte, com poucas adaptações é possível chegar a um consenso.

Outra peculiaridade dessa receita é quanto à temperatura para consumo. É difícil encontrar receitas que sejam boas em qualquer situação. Mas o bobó de camarão consegue ser bom quente, morno e frio, podendo ser servido em qualquer uma dessas situações. O que facilita a vida de quem está cozinhando, que não precisa se preocupar com a temperatura que o prato estará no momento de servir.

Receita de bobó de camarão

Agora que você já embarcou nesse universos culinário e já sabe tudo sobre essa receita tão tradicional do Brasil, chegou o momento de colocar a mão na massa. Leia toda a receita antes, organize os ingredientes e bom apetite:

Ingredientes

  • 1kg de camarões com casca
  • 1kg de aipim/mandioca cozida
  • ½ molho de coentro
  • 2 cebolas picada
  • 200g de massa de tomate
  • Azeite de dendê ou azeite de oliva a gosto
  • Sal a gosto
  • 100 ml de leite de coco (opcional)

Modo de Preparo

Prepare o camarão com apenas sal, sem água, em uma panela grande. Deixe-os no fogo até que fique vermelho e até que a água que escorrer dele secar. Retire-os do fogo, descasque-os e guarde as cabeças para o preparo do molho. Em outra panela refogue uma das cebolas com azeite, então acrescente as cabeças de camarão e um litro de água.

Assim que estive pronto o caldo, passe por uma peneira e reserve-o. Então refogue a outra cebola, acrescente os camarões e massa de tomate. Enquanto cozinha, bata no liquidificado o aipim/mandioca com o caldo reservado.

Então una o aipim/mandioca batido com os camarões da panela. Misture o coentro, mais de azeite e o leite de coco, de acordo com a sua preferência, espere até que ferva e pronto, você já pode servir o seu bobó de camarão.



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.