Data: 26/09/2017

Qual vinho combina com peixe?

Qual vinho combina com peixe?

Nos últimos tempos,as pessoas têm se interessado mais por refeições sofisticadas devido a popularização dos programas de culinária, como o Masterchef. Porém, apesar de se interessarem, a maioria não sabe como preparar ou harmonizar pratos. Uma boa dica é unir o peixe e frutos do mar com vinho. Então surge a pergunta, mas qual vinho combina com peixee frutos do mar?

Para te ajudar a tirar essa dúvida, e fazer de você um especialista entre seus amigos, vamos te ensinar como harmonizar esses ingredientes. Então fique tranquilo e saboreie essas deliciosas dicas:

O que considerar na seleção de vinho?

Na hora de unir ingredientes para ter o melhor sabor, surgem diversas dúvidas. Principalmente para quem não está habituado a essa mistura. Então, na hora de encontrar qual vinho combina com peixee frutos do mar, é preciso atentar para três fatores principais: intensidade dos temperos, preparo e o tipo de pescado.

Sabendo responder essas três questões, é possível pensar no tipo de vinho ideal para harmonizar os ingredientes, para desfrutar da melhor combinação possível de sabores.

O vinho tinto combina com peixe?

Geralmente se ouve que esse tipo de vinho não combina com peixe. Isso porque nele há taninos, que, quando misturados ao iodo dos frutos do mar, gera uma sensação metálica, que incomoda aqueles que o provam. Porém, nem sempre é assim, e o tinto não é tão inimigo do peixe quanto possa parecer.

Desde que o vinho apresente poucos taninos, é possível que ele seja servido com peixes como bacalhau e salmão. Os peixes de carne escura e com temperos de sabor forte também combinam com vinhos tintos. Embora possível, é notável que esse tipo de vinho não é o ideal para acompanhar peixes e frutos do mar.

Então, qual vinho combina com peixe?

Agora vem a resposta mais comum entre os apreciadores dessa combinação: vinho branco. O problema é que há diversos tipos de vinho branco e de frutos do mar, assim como temperos utilizados no preparo. E todos esses fatores influenciam na escolha de qual vinho combina com peixe.

Por isso, veremos agora os principais tipos de vinho branco, para te auxiliar no momento da escolha:

Vinhos leves e refrescantes

Esses são os tipos mais simples, como Chamblis, Muscadet, PinotGrigio, entre outros. Eles combinam principalmente com moluscos.

Vinhos aromáticos

Aqui estão vinhos como o Riesling, Muscat, Vermentino e Torrontés.Eles harmonizam perfeitamente com crustáceos.

Vinhos encorpados

Nessa categoria aparecem os Côte de Beaune, Chardonnay e Sémillon. Ficam melhores com peixes de carne escura, como o salmão.

Como fazer a harmonização dos moluscos?

Devido ao fato de a preparação as ostras ser muito simples, sendo servidas frescas na maioria das vezes e acompanhadas apenas de limão, é recomendado o uso de vinhos leves e refrescantes. Isso ocorre porque o limão se equilibra à acidez elevada do vinho enquanto corta o excesso de sal da ostra.

O Chamblis é um forte candidato na hora de escolher qual vinho combina com peixee frutos do mar, mas o importante é experimentar. E qualquer vinho que esteja na categoria de leves e refrescantes vai bem com moluscos.

O que servir com vieiras?

Embora moluscos, as vieiras possuem características que podem exigir um tipo de vinho mais complexo. Entretanto,devido ao seu sabor delicado, quase adocicado,elas combinam tanto com uma preparação mais simples, que aceita os vinhos leves e refrescantes, como com receitas mais sofisticadas. Nesse caso, precisam de vinhos aromáticos que casem perfeitamente com o seu sabor.

Para decidir qual vinho combina com peixe e frutos do mar, atente para os do tipo aromático, com ênfase para o Riesling, que combina bem com um preparo mais sofisticado de vieiras. Os fatores essenciais dessa harmonização são mineralidade, doçura e acidez. A primeira característica vem do molusco e a acidez do vinho. Já a doçura está presente ambos os ingredientes.

E com camarão, qual vinho combina?

Dependendo do tipo de preparo, ele se encaixa com todos os tipos de vinho branco. Para escolher qual vinho combina com peixee frutos do mar, sempre lembre-se de verificar quais os demais elementos que compõem o prato. Se for simples, acompanhe dos leves e refrescantes. Uma preparação mais sofisticada, como a tailandesa, pede o aromático. Já o camarão à Provençal, feito na manteiga, combina com os encorpados.

O Chardonnay é o mais recomendado para esse tipo de prato, e ele também vai bem com qualquer tipo de camarão que seja grelhado, pois o seu sabor tostado casa com o aroma dos vinhos encorpados que ficam armazenados em barris de carvalho.

Outra receita de camarão bem tradicional, que acompanha sálvia e feijão branco, harmoniza melhor com o vinho branco encorpado Tocai Friulano. Para não errar na escolha, atente para as sutilezas do preparo, que lhe indicarãoqual vinho combina com peixe e frutos do mar.

Como harmonizar a lagosta com vinho?

Por ser um dos ingredientes mais sofisticados do universo culinário, a lagosta pede por um vinho branco encorpado, sendo o Côte de Beaune o mais indicado. Mesmo que ela seja delicada, normalmente seu preparo envolve cremes que vão exigir um sabor encorpado.

A escolha de qual vinho combina com peixe e fruto do mar também tem relação com sua sofisticação. Por isso esse ingrediente casa bem com esse tipo de vinho branco, mesmo em preparações mais simples. Porém, o Côte de Beaune tem preferência em combinações cremosas.

Qual vinho combina com peixe de carne clara e escura?

Os vinhos brancos leves e refrescantes harmonizam melhor com os peixes que possuem a carne branca. Porém, caso o preparo envolva ingredientes mais sofisticados, pode ocorrer uma mudança no tipo. Por essa razão que é sempre recomendado atentar para todos os detalhes que dizem respeito ao prato antes de tomar uma decisão.

Na dúvida, opte pelos mais simples, que evitam problemas de harmonização.

 Já os peixes de carne escura, como o atum, pintado e salmão casam perfeitamente aos vinhos encorpados. No caso de ensopados desses peixes de carne escura, há uma predileção pelo Chardonnay normal, enquanto o salmão grelhado harmoniza melhor com o Chardonnay envelhecido.



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.