Data: 16/10/2017

As vantagens de uma alimentação rica em frutos do mar

As vantagens de uma alimentação rica em frutos do mar

Se você gosta de frutos do mar, fique sabendo que uma dieta rica desses alimentos, traz uma série de benefícios para a sua saúde. Muita gente reclama de que frutos do mar são difíceis de ser preparados, mas as vantagens que eles trazem para o organismo compensam.

Se comer frutos do mar não fosse bom, não seria uma prática costumeira de quase todos os países do mundo. Esses alimentos oferecem muitos nutrientes, além de terem um sabor incrível.

E se você quer saber mais sobre as vantagens de uma alimentação rica e frutos do mar, então vem com a gente!

Frutos do mar na dieta

Além de conter a maioria dos nutrientes, vitaminas e sais minerais que o nosso corpo precisa para se manter forte e saudável, os frutos do mar ainda potencializam diversas funções do organismo.

Diminui risco de ataque cardiovascular

Não precisa comer todos os dias, mas incluir algum fruto do mar na dieta, uma única vez a cada semana, faz com que os riscos de ataque cardiovascular sejam reduzidos em cerca de 50%.

Benefícios para o cérebro

Caso você ainda não saiba, as pessoas consomem muito carboidrato hoje em dia, o que acaba fazendo com que o cérebro não consiga usar toda a sua capacidade para trabalhar, já que todo carboidrato se transforma em açúcar, que é o grande vilão de nossas dietas.

Por isso, deixar o carboidrato de lado um dia, e optar por frutos do mar, é uma boa forma de reduzir o nível de açúcar que interfere no funcionamento do cérebro.

Reduz risco de asma

Muitas pesquisas apontam para o fato de que peixes são ótimos para proteger o pulmão, e razão disso é porque eles contêm alto índice de vitamina D, que é necessária para reverter alguma disfunção pulmonar.

Por isso, quem sofre com esse tipo de problema deve consumir peixes frequentemente nas refeições.

Evita quadro de depressão

A correria do dia a dia das pessoas e o modo como elas vivem atualmente são muito propícias para que boa parte delas venha a desenvolver depressão.

Mas, as causas da depressão não estão relacionadas somente a problemas emocionais, elas também têm a ver com a carência de ômega-3 e ácidos graxos no organismo.  Coincidentemente, mariscos são ricos nesses dois nutrientes, e, se consumidos regularmente, são uma boa opção para ajudar no combate à depressão.

Alzheimer

Outra doença na qual os frutos do mar podem ajudar a combater é o Mal de Alzheimer. Isso porque as causas dessa doença, assim como no caso da depressão, é a falta de nutrientes no corpo, e os mariscos podem suprir essa carência, ajudando a reduzir os sintomas.

Boa aparência da pele

Se você escuta por aí que frutos do mar fazem bem para a pele, é porque fazem mesmo, principalmente para as mulheres. Nota-se que a pele fica até com um aspecto mais brilhante.

O óleo de peixe e as proteínas presentes nele ajudam a desacelerar o envelhecimento. Sem falar no fato de que os frutos do mar são uma grande fonte de colágeno, que contribuem com um corpo mais firme.

Combate à anemia

A grande causa da anemia é a falta de zinco e ferro no organismo, que consequentemente diminuem as hemoglobinas.

Comer frutos do mar, ainda que poucas vezes na semana, pode ajudar a reduzir o quadro, até que ele desapareça por completo, já que frutos do mar são extremamente ricos em ferro e zinco.

Gestantes

O consumo de alimentos que contenham ômega-3 e ácidos graxos são muito recomendados, principalmente para mulheres que estão grávidas. Isso porque eles reduzem drasticamente as chances de o bebê nascer prematuro, e influencia na formação da massa cefálica.

Mas, cada caso é um caso, e recomenda-se em primeiro lugar que antes de ingerir frutos do mar, a gestante consulte seu médico sobre a quantidade permitida em sua dieta.

Fortalece os ossos

Frutos do mar, mais especificamente as ostras, ajudam a fortalecer os ossos. Isso porque elas são muito ricas em magnésio, um forte combatente do ácido úrico. Ou seja, se você tem problemas com osteoporose, saiba que as ostras podem ajudar muito a diminuir os sintomas.

Além disso, frutos do mar são ricos em cálcio, que também são fundamentais para manter os ossos fortes e saudáveis.

Melhora a visão

Ácidos graxos e ômega 3, como você já deve ter percebido, são nutrientes que fazem bem para o corpo de uma forma geral, mas eles também são ótimos para a nossa visão.

Camarões e caranguejos são fontes de vitamina A, que agem combatendo a degeneração muscular, que acontece à medida que as pessoas envelhecem. Isso quer dizer que, se desde já, você inserir esses frutos do mar na sua dieta, maiores são as chances de você não ter problemas de visão quando ficar mais velho.

Câncer

Assim como previne o Alzheimer, demência e doenças pulmonares, os ácidos graxos presentes no fruto do mar também são aliados no combate ao câncer. É recomendado inclusive óleo de peixe para quem sofre com a doença.

Para a prevenção, os frutos do mar também funcionam, já que, como dissemos anteriormente, são ricos em vitamina D.

Cabelo

Se os frutos do mar deixam a pele bonita, imagina o que eles podem fazer com nosso cabelo! A ômega-3 ajuda a fortificar os nossos fios capilares, que evitam que o cabelo caia, e ainda garantem que todos os que nascem, venham mais fortes.

Articulação

Se você sofre de artrite, vai gostar de saber que os frutos do mar ajudam a curar doenças que afetam a articulação. A ômega-3, somada à calcitocina produzida pelo nosso organismo, pode desencadear processos anti-inflamatórios, reduzindo os sintomas da artrite, como fadiga, por exemplo.

Emagrecimento

Outra vantagem de uma alimentação rica em frutos do mar é o fato de que esses alimentos são muito menos gordurosos e calóricos do que a maioria dos que inserimos em nosso cardápio diário.

Experimente comer mais peixe do que carne vermelha, por exemplo, e perceba como sua silhueta vai diminuir rapidinho!



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.