Data: 17/01/2018

8 dicas de acompanhamento para peixe

8 dicas de acompanhamento para peixe

Com essas simples dicas sua receita com peixe ficará muito mais saborosa, pois a combinação com outros pratos realça os gostos e aromas sutis do alimento.

Confira nossas dicas de acompanhamento para peixe e prepare o que lhe apetecer ou então experimente todas, pois são deliciosas. Siga nossas oito dicas de acompanhamento para peixe e prove deste sabor em sua casa.

1 - Aposte no arroz com camarão

O arroz é um dos pratos mais versáteis, pois é a base da alimentação, e, além disso, combina com os mais diversos pratos pois é um sabor neutro e nutritivo. Em nosso artigo destacamos diversas receitas com arroz como acompanhamento para peixe.

Você pode deixar o seu peixe muito mais elaborado se incluir em seu prato o arroz com o camarão, como um fruto do mar versátil, ele não irá competir com o peixe em sabor, apenas realçará seu prato principal.

2 - Faça um arroz jasmim com frutas e legumes picados

Saia do arroz comum cozinhando este tipo de arroz que é conhecido por ser aromático e possuir muito mais propriedades medicinais.

O arroz jasmim é um tipo de arroz muito especial que dá mais sabor a qualquer alimento, além daquele toque exótico e interessante. Acrescente frutas picadas como maçã e outras, e também legumes picados. Tempere por fim com azeite de oliva de acidez média ou baixa. O sabor ficará muito especial, experimente.

3 - Arroz com açafrão salpicado com uvas dedo de moça

O açafrão é um tempero que por si só se destaca em um prato, por isso ele deve ser sempre o tempero único em um preparado, pois ao misturar muitos temperos, estes ofuscam o sabor acentuado do açafrão.

Portanto, a pedida é um arroz com açafrão para acompanhamento. Selecione bem as uvas dedos de moça para que sejam jovens e saborosas. O açafrão deve ser comprado de preferência à granel, para dar um toque mais fresco aos pratos.

O arroz com açafrão dá aquele toque indiano, e as uvas dão o gostinho todo especial. Ambos combinam muito com o sabor de qualquer tipo de peixes. Deixe para temperar o arroz com açafrão apenas no final do cozimento, assim as propriedades desse tempero se prolongam por mais tempo.

4 - Batata gratinada

Nada mais gostoso e universal do que a batata inglesa. Ela é usada no mundo inteiro para os mais diversos pratos, e, em Portugal, é muito comum combiná-las com peixes em muitas receitas típicas daquele país. Aposte em um prato com batata gratinada que é fácil de fazer e combina com seu peixe preferido.

Prepare as batatas lavadas e cortadas e coloque-as para cozinhar em uma panela antiaderente com um pouco de azeite, antes de levá-las ao forno. Mexa as batatas com uma colher de pau, mantendo a chama em fogo médio.

Misture o creme de leite ou o leite de soja com um pouco de amido de milho e faça um molho cremoso, só faça isso quando a água do cozimento das batatas estiver quase secando ou se preferir escorra toda a água.

Assim que estiver no ponto, sirva-a como acompanhamento ao peixe preparado. É uma comida simples e muito saborosa, porque batata combina com peixe de todas as formas.

5 - Shiitake recheado com farofa de alho

O Shiitake é um cogumelo que faz muito bem à saúde e é consumido por seu alto valor nutritivo. Famoso por auxiliar no emagrecimento, ele também pode ser um gostoso acompanhamento para muitos pratos à base de peixes.

Ele é rico em proteínas e vitaminas e acompanha muito bem peixes e outros pratos. Faça uma farofa em casa, misturando alho e cebola dourada, e misture ao shiitake, verá que gostinho bom e que belo acompanhamento para peixe.

6 - Fettuccine com aspargos

Quem conhece o aspargo sabe que ele tem um sabor suave muito interessante, é isso que iremos explorar neste prato que acompanhará massa e peixe. Prepare o fettuccine como de costume e adicione aspargos à sua receita.

Os aspargos são suaves, uma perfeita combinação para peixes de sabor mais acentuado. Essa receita é prática e fácil de fazer para aqueles dias em que precisamos de algo mais prático para cozinhar.

7 - Risoto de abobrinha com espinafre e azeitonas pretas

Risoto de abobrinha com espinafre e azeitonas pretas

Esse risoto vai juntar a suavidade da abobrinha e do espinafre com o sabor mais picante da azeitona. O espinafre é muito nutritivo, rico em ferro e outras vitaminas, e com um sabor interessante.

Faça a abobrinha jovem com arroz e temperos como alecrim e orégano, para dar um toque especial. Se possível, use caldo de legumes. Tudo combina perfeitamente com os mais diversos tipos de peixes.

Misture os ingredientes do risoto e deixe o espinafre e a azeitona preta para colocar ao final, para que acentue muito bem o sabor de ambas. Esse prato deve ser servido logo que fique pronto, e é uma delícia.

8 - Legumes na manteiga

Este é um acompanhamento simples que pode ser feito até mesmo com azeite, mas é na manteiga que seu sabor fica melhor. É super fácil de fazer e você pode aproveitar essa praticidade para incrementar melhor o peixe, que pode ser assado ou mesmo marinado com ervas finas.

Separe os legumes: brócolis, batata inglesa, cenouras, vagens, couve flor, nabo branco, rabanete, beterraba, pimentão verde, vermelho e amarelo, acelga e espinafre. Depois de sua higienização, cozinhe todos até perceber que estão no ponto.

Note que alguns legumes demoram mais, outros menos, então fique atento. Logo depois refogue na manteiga ou azeite os legumes até ficarem quase dourados. Assim estarão prontos para acompanhar o peixe escolhido.
 

Essas dicas são algumas das opções que você possui para combinar com os mais diversos tipos de peixe. Lembrando que a combinação deve sempre complementar o sabor, nunca ser mais chamativo que o mesmo.

Portanto, sirva pratos leves e de preferência sem carnes, para que o peixe seja de fato o prato principal. Considere temperar bastante os pratos para que o peixe seja suave ou vice e versa, nunca tempere tudo ao mesmo tempo, pois os sabores se anulam.



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.