Data: 02/05/2018

5 Motivos para consumir frutos do mar regularmente

5 Motivos para consumir frutos do mar regularmente

A carne vermelha é uma das proteínas mais presentes na mesa do brasileiro, seja por uma questão financeira - frutos do mar são mais caros - ou por uma questão de gosto. Independente do motivo, os brasileiros consomem muita carne vermelha em seu dia a dia, tanto na semana quanto no almoço de família de domingo.

Mas, se, por um lado, consumimos muita carne vermelha durante a semana, isso não quer dizer que não apreciamos carne branca, frutos do mar, mas normalmente essas carnes são mais apreciadas em ocasiões específicas, como a semana santa, por exemplo. Onde o consumo de carne vermelha é proibida.

Normalmente, esse baixo consumo se deve ao valor dos frutos do mar, que são mais caros que a grande maioria das carnes. Mas apesar de ter um valor mais elevado que a carne vermelha o consumo diário de carne branca traz diversos benefícios para nós e nossa saúde.

Comer peixe, principalmente os peixes oleosos (gordos), é fundamental para uma dieta saudável, por exemplo. Mas esse é apenas uma das muitas vantagens dos frutos do mar.

Motivos para consumir frutos do mar regularmente

Como dito, os frutos do mar são uma ótima ferramenta para quem procura adotar uma dieta mais balanceada e saudável, mas esse é apenas um dos muitos benefícios de se consumir frutos do mar regularmente.

1 - Desenvolve o cérebro

A ingestão recomendada de DHA, um tipo de ômega-3 encontrado quase que exclusivamente em peixes, é associada ao desenvolvimento melhorado do cérebro e olhos dos bebês.

Esse melhor desenvolvimento no cérebro e nos olhos de bebês foi indicado por um estudo que apontou que as mães que consomem com mais frequência frutos do mar (principalmente peixes oleosos) tinham maiores chances de de terem filhos com maiores resultados cognitivos.

Ao mesmo tempo, essas mesmas crianças tinham um menor risco de serem diagnosticadas com autismo. A falta desse elemento, o DHA, na gravidez e durante os primeiros meses de vida da criança estão ligadas a uma baixa inteligência e uma visão não tão desenvolvida.

2 - Protege o coração

Um grande número de estudos apontam que o consumo de frutos do mar traz diversos benefícios para a saúde do coração. Isso acontece porque os ácidos graxos ômega-3 presente nos peixes diminui os níveis de triglicerídeos, diminuem também a pressão arterial e ainda desaceleram a formação de placas de gordura no coração.

Mas, além de escolher os peixes por serem uma fonte de ômega-3, o peixe também deve ter inserido na sua rotina pois ele é uma poderosa fonte de proteína magra, ideal para quem quer uma alimentação mais balanceada ou ainda para quem está entrando numa dieta.

Aliás, essa substituição da carne vermelha pela carne branca quer dizer que você deixará de consumir altos níveis de gordura saturada, as principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardíacas. Então, se você quer evitar tais doenças está na hora de trocar as carnes vermelhas pelos frutos do mar.

3 - Melhora a depressão 

Pode parecer algo totalmente aleatório a vista dos outros, mas estudos apontam que em pessoas que tinham baixos níveis de ômega-3 a depressão e a ansiedade era um sintoma notado com frequência, mas nada foi comprovado.

Por outro lado, outra pesquisa mais recente aponta que adicionar o ômega-3, principalmente o EPA (ácido eicosapentaenóico) pode melhorar os sintomas associados a depressão e a ansiedade, incluindo a depressão pós-parto comum em uma parcela de mães.

Chegou a surgir um estudo que apontava que o EPA possui o mesmo efeito dos remédios antidepressivos. Claro que não estamos recomendando que estas pessoas parem de tomar seus medicamentos indicados pelos médicos, mas consumir mais peixe pode ajudar no tratamento contra essas doenças.

4 - Melhora a memória

Melhorar sua memória pode não ser prioridade agora, mas com certeza quando estiver mais avançado na idade você vai querer utilizar desse benefício dos frutos do mar.

Um estudo apontou que consumidores regulares de frutos do mar tinham uma maior quantidade de massa cinzenta, porção do nosso cérebro responsável pela memória e tomada de decisões.

Consumir mais peixe pode ajudar a preservar a integridade e o funcionamento pleno nessas regiões a medida que você envelhece e esses sintomas de falta de memória começam a aparecer.

Especula-se ainda que o consumo regular de frutos do mar tem um tipo de efeito protetor nos neurônios, também se acredita que essa melhora acontece devido ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro que acontece graças ao aumento do ômega-3.

Ainda falando sobre memórias, alguns outros estudos apontam que o consumo desses alimentos seria uma boa ferramenta para diminuir o desenvolvimento na doença de Alzheimer.

5 - Amenizam as doenças autoimunes

Existem também estudos que relacionam os frutos do mar contra doenças autoimunes, como artrite reumatóide e diabetes do tipo 1. Os benefícios desse alimento nesse tipo de doença se concentra no fato que os elementos DHA e EPA tem efeitos anti-inflamatórios.

Sendo assim o consumo desses alimentos serviria como um aliviador e interruptor da progressão dessas doenças.

Está mais que claro os benefícios dos frutos do mar quando inseridos na sua dieta diária, além do fato de serem alimentos super gostosos e que podem ser feitos de diversas formas.

Se por um acaso você acha que fazer esses alimentos em casa dá muito trabalho, você pode optar por comer ou pelo menos experimentar -se não for muito fã de frutos do mar - alguns pratos do restaurante três peixes. Lá, você terá diversas opções de frutos do mar, de fritos a assados ou grelhados.

Assim, você já acostuma a inserir esses alimentos na sua rotina e quando fizer essa transição da carne vermelha para a carne branca o processo será muito mais fácil. Por mais que seja difícil, é legal você já começar a fazer essa mudança, principalmente se você está muito acostumado em consumir somente carne vermelha.

Quanto mais cedo você começar essa transição, melhor. Não só para acostumar o seu paladar, mas também para o seu corpo, já que o consumo do ômega-3 traz diversos benefícios ao nosso corpo e a nossa saúde, e o restaurante três peixes é um ótimo pontapé para você.



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.