Data: 03/01/2018

12 propriedades da tilápia

12 propriedades da tilápia

Todo mundo sabe que o consumo de peixes faz muito bem para a saúde das pessoas. Embora não seja bom consumir todos os dias, uma refeição com peixe por semana já traz uma série de benefícios. Entre os melhores peixes a ser incorporados na alimentação está a tilápia. Você conhece as propriedades da tilápia? Não? Então venha conferir.

Você sabia que a tilápia é considerado um dos peixes com o menor índice de gorduras? Bom, se a sua resposta foi “não”, com certeza temos mais curiosidades sobre esse peixe para você.

1 - Propriedades da tilápia

Antes de começar a falar das propriedades e benefícios da tilápia, vamos falar sobre suas origens. Esse peixe é originário da África e os primeiros a cultivá-lo em cativeiro, tanto para consumo quanto para a venda foram os egípcios. No entanto, hoje em dia, os maiores cultivadores desse peixe são os chineses.

A tilápia é um peixe existente no mundo inteiro e muito consumido também, por isso, vamos dar uma olhada em suas propriedades.

2 - Sabor

Bom, podemos começar falando sobre o sabor incrível da tilápia, que é suave, por isso agrada diferentes tipos de paladar. Justamente por esse motivo também que a tilápia é encontrada tanto nos restaurantes mais requintados do mundo, quanto na mesa de jantar das famílias por aí.

3 - Benefícios ao coração

Os peixes em geral são ricos em ômega-3, e com a tilápia não poderia ser diferente. A presença do ômega-3 faz com que seja mais fácil reduzir níveis de colesterol no organismo. Isso porque se trata de uma gordura boa removendo a gordura ruim.

4 - Pressão Arterial

A tilápia é um peixe muito rico em potássio, e é por essa razão que ela ajuda a reduzir a pressão arterial. O potássio possibilita a ação vasodilatadora, responsável por impedir que a gordura ruim obstrua os vasos sanguíneos das pessoas que sofrem de hipertensão arterial.

5 - Rica em proteínas

Entre as propriedades da tilápia, podemos citar que se trata de um peixe com um teor altíssimo de proteínas.   Por isso, é um dos peixes preferidos pelas pessoas que fazem musculação.

A alimentação dessas pessoas deve ser rica em proteínas, e uma única porção de tilápia no dia já oferece mais de 10% do que seu corpo precisa de proteína no dia. Além disso, a carne da tilápia é rica em proteínas e pobre em gorduras ruins, ou seja, é uma carne branca de ótima qualidade.

6 - O peixe para dietas

A tilápia é um dos melhores peixes para quem quer definir os músculos do corpo, mas também é ótima para quem quer emagrecer.

É um peixe pouco calórico e a gordura presente nele não é prejudicial à saúde, e é usada pelo corpo como fonte de energia, ou seja, é fácil de metabolizar. Por isso, se você deseja perder alguns quilos, vale a pena investir na tilápia para sua alimentação.

7 - Benefícios para formação dos ossos

Outra propriedade da tilápia que podemos citar é a presença de um mineral em particular, o fósforo, que é fundamental para boa formação dos ossos. Por isso, reduz os riscos de osteoporose.

Gestantes podem incluir a tilápia na alimentação para garantir que a formação óssea do bebê aconteça de maneira correta, e também aproveitam os benefícios para si. Além disso, a tilápia ajuda no fortalecimento de outras coisas, como as unhas.

Pessoas que tem unhas quebradiças podem reverter esse quadro a partir de um consumo mais frequente da tilápia.

8 - Anti-idade

A tilápia é um dos melhores peixes para prevenir o envelhecimento precoce. Isso porque ela é rica em selênio, que se trata de um antioxidante.

A ação dos antioxidantes, resumidamente, se dá no combate aos radicais livres presentes em nosso organismo. Esses radicais livres são os responsáveis por prejudicar nossas células e fazer com que elas envelheçam mais rápido. No entanto, a partir do consumo de tilápia, esse excesso pode ser removido do corpo.

9 - Aumento na imunidade

Esse peixe, justamente por ser rico em selênio, faz com que nosso sistema imunitário fique mais forte.

O selênio fortifica nossas células de defesa, e a partir disso, reduz drasticamente nossas chances de contrair alguma doença, o que é mais um motivo para incluirmos a tilápia em nossa alimentação.

10 - Potencializar o cérebro

Assim como existem alimentos que podem prejudicar nossas funções cerebrais, existem aqueles que trazem benefícios, e a tilápia é um deles.

É muito comum ouvir de pessoas mais velhas que o consumo de peixes nos deixa mais inteligentes. Isso não é uma simples crença popular.

Você sabia que os elementos presentes nesse peixe, mais especificamente o ômega-3 e o potássio, são capazes de potencializar as funções do nosso cérebro. O potássio fica responsável por levar mais oxigênio ao cérebro, fazendo com que as pessoas fiquem realmente mais espertas.

11 - Tireóide

Uma das propriedades da tilápia é o auxílio no tratamento da tireóide. E o selênio entra nessa mais uma vez. Esse elemento químico, além de ajudar em várias funções do nosso organismo, como já vimos antes, também exerce forte ação, regulando a glândula tireóide.

A partir disso, temos uma melhor considerável em nosso metabolismo, o que é ótimo para combater um dos sintomas do hipotireoidismo, que é o aumento de peso.

12 - Prevenção do câncer de próstata

O selênio é um elemento multifuncional para a nossa saúde, podendo potencializar funções vitais e até mesmo ajudando na prevenção de doenças graves, como o câncer de próstata. Sabe o combate ao excesso de radicais livres do qual falamos antes? O combate a eles também ajuda na prevenção ao câncer de próstata.

Algumas pesquisas em andamento vêm comprovando que, além do câncer de próstata, a ingestão de selênio, presente na tilápia, também pode ajudar no combate a outros tipos de câncer, já que é o excesso de radicais livres no corpo que condiciona um indivíduo a desenvolver um tumor, que dá origem ao câncer.

O consumo de tilápia é super recomendado por especialistas da saúde e da alimentação, justamente porque traz uma série de benefícios à saúde, e a vantagem é que o sabor é incrível, e o peixe é fácil de ser preparado. 



DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Digite seu WhatsApp para iniciar a conversa.